terça-feira, 16 de outubro de 2007

Finalmente, começou a Mostra!


Já teve gente que disse que meus posts têm sido um pouco longos. Na ânsia de escrever pequenos artigos, acabei demorando um pouco para postar. Antes de prosseguir a lista da Bravo!, quero falar um pouco da Mostra Internacional de Cinema de SP, atualmente em sua 31ª edição. Tendo acabado de divulgar a sua lista de filmes, é um dos grandes acontecimentos culturais do ano na Paulicéia.
Desde 1998, venho freqüentando a Mostra, que é uma oportunidade única de ver alguns filmes, pois muitos deles nunca passarão no circuito comercial nem sairão em DVD no Brasil. Muitos são documentários. E acho que esse é o principal papel do evento, apesar de muitos habitués irem ver pré-estréias de filmes que passarão no circuito dentro de algumas semanas ou meses. Pra quê, me pergunto? Mas, gosto é gosto...
Bom, já fiz uma lista de filmes que eu pretendo ver, que em grande medida não coincide com os filmes "mais esperados", conforme são divulgados pela mídia (normalmente, vencedores de festivais internacionais). Claro que acabarei vendo apenas uma pequena parte. Entre os mais curiosos, destaco: "A Morte do Presidente", um falso documentário sobre o assassinato do presidente note-americano George W. Bush; "O Novo Século Americano", documentário (verdadeiro) que defende a polêmica - e considerada paranóica - idéia de que os ataques de 11 de setembro de 2001 teriam sido perpetrados pel próprio governo norte-americano (!); só pela ousadia da tese, já vale a pena!; o português "Cartas a uma Ditadura", que a partir de uma coleção de uma centena de cartas de mulheres portuguesas escritas ao ditador Salazar, nos anos 50, todas elogiosas, mostram - em suas entrelinhas - o medo e a insatisfação popular de um ponto de vista feminino; "Personal Che", sobre visões atuais que se tem do líder guerrilheiro argentino em diferentes partes do mundo 40 anos após sua morte: santo na aldeia boliviana de La Higuera, onde foi morto; cultivado por neonazistas na Alemanha; pelo governo comunista cubano e por anti-comunistas de Hong Kong; sem falar na publicidade, tendo chegado a marca de cerveja no Reino Unido; "Across the Universe" (foto acima), musical ambientado nos anos 60, no qual todo o enredo é baseado em letras de músicas dos Beatles.
Ah, sim: há também espaço para os consagrados: os novos filmes de Michael Moore, Quentin Tarantino, Héctor Babenco (que está no cartaz oficial da Mostra), os irmãos Cohen e Manoel de Oliveira, dentre outros, que esperarei estrearem nos melhores cinemas (ou o lançamento em DVD).
A Mostra vai do dia 19/10 a 01º/11 e a programação está no site: http://www.mostra.org/.

Um comentário: